Resenha da Série (Stranger Things - Matt Duffer e Ross Duffer)


Primeira temporada 

Stranger Things é uma série de televisão americana de ficção científica e terror criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer. A primeira temporada foi lançada em 2016 e, desde então, a série ganhou uma enorme base de fãs e críticos aclamaram a história, atuações e trilha sonora. A série é uma homenagem aos clássicos da cultura pop dos anos 80, incluindo filmes de Steven Spielberg e obras de Stephen King. A narrativa é cheia de mistérios e reviravoltas, com elementos sobrenaturais e um enredo envolvente. O elenco é composto por atores talentosos, incluindo Millie Bobby Brown como Eleven, uma menina com habilidades psicocinéticas, Finn Wolfhard como Mike, o líder do grupo de amigos adolescentes e David Harbor o xerife Hopper. A veterana Winona Ryder interpreta Joyce Byers, uma mãe solteira de dois filhos, personagem forte e dedicada que faz tudo para proteger e cuidar deles.

A história se passa na cidade de Hawkins, Indiana. Uma cidade pequena como outra qualquer vista superficialmente, porém muitos segredos habitam esse pequeno município. O ano era 1983 quando Will Byers, uma criança moradora da cidade, acaba desaparecendo misteriosamente. Enquanto os adultos realizam uma força tarefa em busca de Will (liderada pelo xerife Hopper e pela mãe de Will, Joyce Byers), os três melhores amigos de WillMikeLucas Dustin também tentam encontrar o amigo. Para a surpresa dos meninos, eles acabam encontrando uma menina careca que possui poderes telepáticos e é chamada de 11 (Eleven). A menina acaba se escondendo na casa de Mike e promete ajudá-los a encontrar Will. Enquanto isso, o filho mais velho de Joyce se junta à irmã de Mike (Nancy) em busca de respostas sobre o desaparecimento do pequeno William. Infelizmente Will não é o único a desaparecer. Barb, melhor amiga de Nancy, acaba sendo morta por uma criatura totalmente diferente das existentes no mundo natural de Hawkins. Com o passar do tempo descobre-se que assim como Will e Barb foi parar em um local conhecido por “mundo invertido”. Este local assemelha-se a um universo paralelo que foi aberto acidentalmente por Eleven. Neste local existem criaturas das mais temidas possíveis. Na primeira temporada somos apresentados aos Demogorgons, animais que parecem bestas que são extremamente violentos e carniceiros. Eleven, é essencial para lutar contra essas feras, pois é dotada de poderes mentais muito acentuados.

Ao longo dessa primeira temporada conseguimos observar três grupos sendo formados. O grupo das crianças é formado por MikeDustinEleven Lucas. O grupo dos jovens é formado por Nancy Jhonattan (no final Steve) e o grupo dos adultos é composto por Joyce Hopper. Os inimigos em comum desses grupos são as criaturas do mundo invertido e os pesquisadores do Laboratório Nacional de Hawkins. Este laboratório era o local do qual Eleven havia fugido, pois ela era altamente explorada pelos seus pesquisadores (liderados pelo Dr. Martin Brenner). A primeira temporada de Stranger Things é uma carta de boas vindas para o universo de Hawkins. Um início para a história que dominou os lares de milhares de pessoas ao redor do globo. A temporada possui cenas de ação, comédia, romance e acima de tudo companheirismo e amizade. 

 

Segunda temporada 

Quase um ano se passou após eventos que ocorreram na primeira temporada de Stranger Things. O primeiro episódio começa mostrando uma mulher que possui habilidades parecidas com as de Eleven, porém em seu braço os números 08 estão tatuados. Nesta temporada diversos novos personagens são apresentados, dando um grande destaque para a Maxine (popularmente conhecida por Max). Max é uma menina que acaba se mudando para a escola de WillLucasDustinMikeDustin Lucas ficam encantados por ela e fazem de tudo para chamarem sua atenção, o que ocasiona em Maxine se tornando parte do grupo de amigos. Bob o carismático namorado de Joyce também é apresentado nesta temporada. Outro fator que merece destaque nessa temporada é o fato que novas relações são formadas entre personagens já apresentados anteriormente. Uma amizade que floresceu ao longo dos 9 episódios é a relação de Dustin Steve. A dinâmica desses dois personagens é muito agradável de se ver. Hopper, por sua vez, acaba resgatando Eleven o que ocasiona em uma criação de um forte vínculo afetivo, que resulta na adoção da jovem ao final da temporada. Nancy Jonathan acabam engatando em um romance após embarcarem em uma aventura na qual o Laboratório Nacional de Hawkins é responsável pelos terríveis acontecimentos que ocorreram em Hawkings, entre eles a morte de Barb. Esta temporada também mostra como Will tentou se estabilizar após ter sido mantido tanto tempo no mundo invertido. O garoto acabou se tornando um hospedeiro de uma nova criatura conhecida por devorador de mentes. Ao longo da temporada a atuação de (Noah Schnapp) foi impecável, pois o jovem ator conseguiu demonstrar todas as angústias do personagem. O reencontro de Mike Eleven, em minha opinião, é uma das melhores cenas da série até hoje. Um dos personagens mais angustiantes da série também é apresentado nesta temporada; Billy. O rapaz é filho do marido da mãe de Max e faz da vida dela um inferno, típico Bad Boy. Outro fator que merece ser destacado é o encontro da mulher tatuada 08 com Eleven. Muitos segredos são revelados com esta interação. 

 

Terceira Temporada

O ano é 1985. Novamente estamos de volta à pequena cidade de Hawkins, que agora conta com o seu mais novo projeto cultural: Starcourt Mall. O local se trata de um shopping center onde grande parte da trama da série irá se desenrolar. Nesta temporada fica evidente o crescimento e o amadurecimento dos personagens infantis agora em plena adolescência.
 Eleven, que agora é oficialmente filha adotiva de Hopper e possui uma certidão cadastrada com o nome de Jane, está em um relacionamento com MikeLucas Max também estão namorando e Dustin tem uma namorada chamada Suzie que mora em Salt Lake City. Além disso, vemos Nancy Jonathan como um casal e a amizade de Hopper Joyce modificando para um possível romance. É possível notar o desenvolvimento de diversas amizades ao longo da trajetória do enredo. Max Eleven se tornam próximos, a amizade de Dustin Steve é aprofundada, conhecemos mais sobre Érica, a irmã mais nova de Lucas e uma nova personagem chamada Robin é introduzida. Assim como nas temporadas anteriores, o mistério está em torno de um novo mistério envolvendo criaturas do mundo invertido e os russos. Um personagem que merece destaque na terceira temporada da Stranger Things é Billy, irmão mais velho de MaxBilly é essencial para o desenrolar da trama e o ator que o interpreta merecia um prêmio pela excelente atuação. A temporada termina com mortes e a mudança da família Byers Eleven de Hawkins após as inúmeras tragédias que rolaram na cidade. 

 

Quarta temporada 

Todo final necessita de um começo. Assim começo a resenha sobre a melhor temporada (na minha opinião) de Stranger Things. A primeira cena da temporada mostra o Dr Brenner acordando e se preparando para ir para o laboratório onde jovens como Eleven se encontram em uma espécie de treinamento. Um grave acidente ocorre e após Brenner acordar atordoado ele encontra os jovens mortos e uma pequena Eleven coberta de sangue. Somente com essa cena já é possível observar que esta temporada seria de arrepiar. O ano é 1986, Eleven e os Byers moram na Califórnia enquanto o resto dos protagonistas (tirando Hopper) estão em Hawkins. Logo de início percebemos que MaxLucasnão se encontram mais juntos, pois a menina entrou em uma severa depressão após a morte do irmão BillyLucas, por sua vez, faz parte do time de basquete da escola. Dustin Mike participam de um grupo de D&D (Hellfire Club) cujo líder é um jovem chamado Eddie. Tudo parecia normal em Hawkins até que uma nova criatura (Vecna) começa a aterrorizar os jovens habitantes da cidade. Logo de cara é possível observar que Vecnaé o vilão mais forte e aterrorizante enfrentado pela jovem gangue e seus métodos de matar as vítimas é completamente brutal. Vale ressaltar que ao longo da temporada segredos são desvendados e a real identidade do vilão é descoberta. Assim como nas temporadas anteriores vários grupos são formados ao longo do desenrolar da trama. Vemos um grupo formado por Joyce Murray tentando resgatar Hopper dos russos. Como foi Hopperfoi parar na Rússia em uma prisão? O outro grupo formado por WillMikeJonathan Argyle (amigo dos Byers da Califórnia) tentam salvar Eleven (que acaba sendo separada deles por conta de algo importante) e o grupo de Hawkins (na minha opinião o melhor grupo com o melhor enredo) formado por: Nancy, Erica, Lucas, Max, Steve, Robin, Eddie Dustin que fazem de tudo para impedir os planos malignos de Vecna. A atuação de Sadie Sink (Max) foi impecável e a personagem dela possui uma extrema importância nesta temporada. 

O final da quarta temporada foi extremamente emocionante e a melhor frase que pode defini-lo foi a que escrevi no início: Todo final necessita de um começo. Agora estamos na expectativa para a quinta e última temporada o que deve demorar um pouco ainda para estrear. 


Por: Ana Beatriz Souza de Oliveira

Itajubá - 13/03/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Phaser & Laser

Rápida abordagem sobre o uso da radiação UV como agente germicida

Matéria Escura e Energia Escura - (Parte 2)